Ervas, Especiarias e Condimentos

Esses são ingredientes que enriquecem as receitas, pois acrescentam sabor, o que realça e valoriza o que estiver cozinhando.

Além disso, podem ser utilizados para decorações dos pratos.

Aqui, faço uma lista das que eu mais uso no dia a dia e para que servem.

Açafrão – dá uma coloração amarela aos pratos. Seu sabor é delicado e é utilizado na preparação de frutos do mar, aves, risotos e na paella.

Aipo – também conhecido como salsão, suas folhas são aromáticas e podem ser utilizadas em saladas, molhos e caldos. Já o caule, pode ser utilizado em tudo na culinária, como molhos, sopas, recheios, saladas e caldos.

Alecrim – erva aromática que pode ser usada em assados a base de peixes, carnes e massas. Combina muito bem com azeite de oliva e alho.

Alho – creio que seja um dos ingredientes mais utilizados nos pratos culinários. Deve ser utilizado com cuidado para não sobrepor o sabor do ingrediente principal. O segredo na hora de dourar o alho é não fritar em excesso pois acrescentará um sabor amargo. Uma leve dourada é suficiente.

Alho-Poró – possui folhas longas e verdes e um bulbo branco. As folhas podem ser utilizadas para aromatizar caldos, sopas e ensopados. Já a parte branca se utiliza em refogados, recheios de tortas, quiches e nos molhos para massas.

Canela – nada mais é do que a casca de uma árvore que pode ser em pedaços ou moída. Pode ser usada em doces, Caldas, mingaus, arroz sírio, etc.

Cebolinha – também bastante comum na culinária brasileira, é usada como tempero em várias receitas. Ótimo combinar com a salsinha ou o coentro.

Cheiro-verde – também conhecido como salsinha e pode ser usado em molhos, refogados, assados e como decoração de pratos.

Coentro – bastante utilizado na culinária do Norte e Nordeste do Brasil, tem um gosto bem característico e pode ser usado para temperar peixes, frutos do mar e moquecas.

Erva-doce – sabor bem característico, suas sementes são utilizadas em doces, bolos, pães e tortas.

Gengibre – possui um aroma delicioso e um sabor um pouquinho picante. Pode ser usado em peixes, frutos do mar, moquecas, aves, molhos, biscoitos, bolos e tortas.

Louro – bastante utilizado para dar sabor ao feijão, também pode ser usado para caldos, ensopados, marinadas e para aromatizar qualquer carne.

Manjericão – de aroma bem característico, pode ser utilizado na preparação de molhos, pastas, cremes, saladas e recheios de tortas.

Noz-moscada – tem sabor bem delicado e ao ralar pode ser usada em sopas, carnes, molhos, aves, ensopados e assados.

Pimenta-do-reino – deve ser moída na hora para que se mantenha seu sabor e aroma característicos. É usada para temperar carnes, peixes, aves, sopas, caldos, molhos, ensopados e conservas.

Tomilho – lembra bastante o orégano, porém é mais suave. Bastante usado para temperar carnes, aves e saladas. Combina bastante com azeite de oliva.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s